sexta-feira, 30 de julho de 2010

Texto e intertextualidade

Aula de Linguistica II , em 28/07/2010. com base nos estudos de KOCH (2008) Nesta aula foi discutido a noção de “ texto e intertextualidade”, através de apresentação de seminário.
Entende-se que a intertextualidade ocorre quando, em um texto, está inserido outro texto (intertexto) anteriormente produzido, que faz parte da memória social de uma coletividade.
A intertextualidade é elemento constituinte e constitutivo do processo escrita/leitura e compreende as diversas maneiras pelas quais a produção/recepção de um dado texto depende de conhecimentos de outros textos por parte dos interlocutores, ou seja, dos diversos tipos de relações que um texto mantém com outros textos.
A intertextualidade pode acorrer de duas formas: explicita e implícita. A intertextualidade explícita ocorre quando há citações de fonte do intertexto, como nos discursos relatados, nos resumos, resenhas e traduções; nas retomadas de textos de parceiro para encadear sobre ele ou questioná-lo na conversação (cf. KOCH, 1997 a e b, 2004); A intertextualidade implícita ocorre sem citação expressa da fonte, cabendo ao interlocutor recuperá-la na memória para constituir o sentido do texto, como nas alusões, na paródia, e em certos tipos de paráfrases e ironias (cf. KOCH, 1997 a e b, 2004).neste caso o interlocutor tem que busca na memória elementos que ajudem na identificação do intertexto e dos objetivos do produtor do texto ao inserir no discurso. Quando isso não ocorre, grande parte ou mesmo toda a construção do sentido fica prejudicada.

Referancia Bibliografica:

KOCH, I. V; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2 a ed. 2 reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.

2 comentários:

  1. Um texto muito bom. A postagem da dupla foi muito pertinente, acerca da discussão da aula sobre texto e intertextualidade.

    ResponderExcluir
  2. Boa síntese, embora revele a ausÊncia de profundidade das questões postas no texto lido e trabalhado em sala de aula. Preocupante é o aspecto da textualidade. Precisam se preocupar mais com esse aspecto. Vamos colocar em prática os elementos de textualidade discutidos na disciplina!

    ResponderExcluir