terça-feira, 3 de agosto de 2010

A Hora da Estrela - Clarice Lispector

Leitura da obra “ A Hora da Estrela “ de Clarice Lispector, solicitado pelo professor José Cezinaldo Rocha Bessa ( UERN), na disciplina por ele lecionada Lingüística II .

Publicado em 1977, pouco antes de a autora morrer, A hora da estrela é a única de suas obras que enfatiza aspectos da realidade objetiva, manifestada através de uma intenção explicitamente social, a autora traz em sua obra o tema da imigração de muitos nordestinos para o sudeste em busca de melhores condições de vida. [ leia mais]

Resumo Da obra:

A obra inicia-se com a apresentação de Rodrigo, narrador onisciente,criado por Clarice. Este conta a Historia de Macabéa, personagem protagonista, vinda de Alagoas para o Rio de Janeiro, este se questiona sobre a sua forma de compreender Macabéa.
Rodrigo faz uma descrição de Macabéa , uma alagoana, orfã. virgem, ignorante, dezenove anos e que se diz "datilógrafa", profissão que executa muito mal, muito magra e pálida, devido a má alimentação, cheirava mal, pois raramente tomava banho, dormia mal por causa da tosse persistente. Caracterizada pelo narrador como uma pessoa alienada, que não sebe nada com nada, de medíocre personalidade, despreparada para a vida. Veio para o Rio de Janeiro com uma tia que cuidara dela desde os dois anos de idade Onde consegui um emprego de datilógrafa. A tia falece e, após a morte da tia, Macabéa vai morar em um quarto de pensão no o qual divide com quatro garotas . Conhece Olímpico de Jesus, Mau-caráter e ambicioso e único namorado que teve, que logo depois a abandonara por sua única amiga Gloria. Este estava sempre irritado com Macabéa , e ela com medo de perde-lo aceitava sempre os seus maus tratos.
Sua vida não era nada fácil,um certo dia ela resolve ir ao médico devido a tosse que só piorava, e descobre que tem tuberculose, mas não entende muito bem a gravidade da doença, e não da interesse pra o tratamento de sua doença Sente-se bem só por ter ido ao consultório. Macabéa era muito simples seus luxos consistiam em pintar de vermelho as unhas, que roía depois, comprar uma rosa e, ir ao cinema, ver Marilyn Monroe grande estrela da época o que fazia com que ela desejasse ser uma estrela como Marilyn Monroe. Aconselhada por Glória, Macabéa vai até uma cartomante para saber de sua sorte. Tratada com bastante amabilidade pela cartomante, Macabéa sente uma confiança na qual jamais sentirá antes. A cartomante lê as cartas para Macabéa, que, emocionada, pela primeira vez vislumbra um futuro e se permite ter esperança. Afinal, a cartomante afirma que macabéa se casara com um estrangeiro rico, que vai ama-la muito.
Emocionada com as previsões da cartomante, que diz à garota que sua vida irá mudar repentinamente: Macabéa fica entusiasmada, mas quando sai na rua é atropelada por uma Mercedes-Benz. Caída na calçada e sangrando muito sem que ninguem lhe ofereça socorro, sua morte chegará e juntamente com ela a sua “ Hora da estrela”.

Referências: LISPECTOR, Clarice. A hora da Estrela . Rio de Janeiro, Rocco: 1998

4 comentários:

  1. O resumo descrevi muito bem os fatos da narrativa mostrando que o grupo tem bastante conhecimento sobre a obra trabalhada

    ResponderExcluir
  2. Gostamos muito do resumo da obra, ficou muito claro, isso é o que comprova o empenho da dupla, um trabalho muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, ficou bem escrito. Contudo, senti falta de uma leitura mais crítica por parte das alunas. Poderiam ter focalizado uma discussão sobre alguma passagem da obra que tivessem achado interessante.

    ResponderExcluir