quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A Informatividade do Texto

Aula de Linguistica II , em 21/07/2010. Nesta aula foi discutido com base nos textos de ANTUNES ( 2009) a noção de “ A informatividade presente nos textos”, através de apresentação de seminário.

Ente nde-se por informatividade as propriedades de que diz respeito ao grau de novidade, de imprevisibilidade que a compreensão de um texto comporta. Ou seja, A informatividade do texto é as informações veiculadas através dos textos escritos ou visuais, como anúncios, artigos, entre outros. Quanto mais imprevisível for um texto, maior será seu grau de informatividade..

Sendo que O grau de informatividade de um texto é medido de acordo com o conhecimento de mundo das pessoas a que ele se destina. Ou seja, dizemos que um texto possui um alto grau de informatividade quando a compreensão mais ampla desse texto depender do repertório cultural do leitor. Quanto menos previsível for texto , mais informativo ele será, e conseqüentemente chamará mais atenção do leitor .

O grau de informatividade pode ser avaliado de acordo , com a proporção das novidades de conteúdo e de forma que ele apresenta. Portanto: quanto mais novidade possui o texto mais informatividade ele terá.


Referência Bibliografica : ANTUNES, I. Lingua,texto e ensino: outra escola possivel. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. ( cap.7)

3 comentários:

  1. O conteúdo exposto é coerente com a noção de informatividade, só chamo a atenção para alguma correções ortográficas que poderão abrilhantar mais ainda o trabalho de vocês. Como o texto é pequeno, é só vocês relerem e encontraram alguuns pontos a serem corrigidos.

    ResponderExcluir
  2. Fazemos das palavras da dupla, as nossas, o conteúdo é muito bom, mas precisa apenas corrigir alguns erros ortográficos, para melhorar o desempenho do mesmo.

    ResponderExcluir
  3. O texto ficou muito sintético, deixando de focalizar algumas das ideias centrais do texto lido. Ademais, o que é igualmente preocupante, é a falta de uma melhor organização das ideias. Zelo nisso, alunas. Isso é muito importante na escrita de textos comunicativamente relevantes.

    ResponderExcluir