quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Textualidade e Gêneros textuais: referência para o ensino de línguas.

1-A dimensão da textualidade como perspectiva de compreensão do fenômeno linguístico.

Com as influências multidirecionadas conduziram a linguística ao âmbito mais amplo da língua. Assim pode-se afirmar que usar a linguagem é uma forma de agir socialmente, interagir com os outros, e que essas coisas acontecem somente em textos.

A autora relata que incluir a textualidade na complexidade linguístico-social em que ela se manifesta, significou sujeitar-se a heterogeneidade e à fluidez próprias de todos os tipos de atuação humana.

2-A dimensão da textualidade como fundamento para o ensino de línguas.

A autora propõe, com as dimensões da textualidade e os paradigmas trazidos por ela, que o estudo das línguas seria mais consistente e relevante se tivesse o texto como seu ponto de referência. Ou seja, quanto mais se entende o fenõmeno da linguagem, mais poderemos compreender os processos que implicam em seu funcionamento concreto, assim levando ao domínio do texto em seus desdobramentos cognitivos, linguísticos, discursivos e pragmáticos. Com isso é perceptível que o texto torna-se elemento principal para o ensino de línguas.

3-A dimensão da textualidade desde a realização dos gêneros textuais.

Esse tópico relata que é a partir dos textos e suas variadas formas de construção escritas ou orais, que podemos identificar os tipos de gêneros textuais os quais tornam-se elementos além do linguístico, já que abrange normas e convenções que são determinadas pelas práticas sociais que regem a troca efetivada pela linguagem. Assim conhecer os diferentes gêneros que circulam faz parte de nosso conhecimento de mundo e do acervo cultural.

4-Os gêneros textuais e o ensino de línguas: com que fundamentos?

O conceito de gênero, definido segundo SWALES, diz que: "Uma categoria distintiva de discurso de algum tipo, falado ou escrito, com ou sem propósitos literários".

A partir disto e do conhecimento a cerca de gêneros textuais percebemos que a autora visa nos mostrar nesse tópico que os gêneros textuais e o ensino de línguas estão ligados já que pode-se tomar os gêneros como referência para o estudo daquela.

5-Que implicações pedagógicas poderia ter o fato de admitirmos os gêneros como referência de nosso trabalho em sala de aula?

Com a admissão dos gêneros textuais como referência do trabalho em sala de aula, percebe-se que, com os textos escritos e orais passando a ser o objeto de estudo das aulas de línguas tornando eixo do programa , o monopólio da gramática, o estudo das classes de palavras dentre outros estudos serão assim "extintos".

6-À guisa de ilustração: os termos de uma proposta.

Nessa parte a autora mostra alguns modelos utilizados para se ter um melhor planejamento nas aulas de português.

2 comentários:

  1. Embora a postagem dê conta de cada uma das partes do texto trabalhado, precisam observar a organização textual. Vejam, por exemplo, que falta um parágrafo introdutório nessa síntese.

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  2. Quero parabenizá-las pelo trabalho realizado. Apesar de algumas questões que poderiam ter sido melhor exploradas, conseguiram cumprir bem as tarefas solicitadas. Sucessso!

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